Os sabotadores da Dieta.

Estamos fartos de saber que o descontrole emocional pode levar as pessoas a comerem demasiadamente e quando começamos uma dieta é comum sentir aquela tristezinha sem saber o porquê e de repente aquela forte vontade de comer só mais um docinho… saber disso não é difícil, mas como podemos dar um basta neste domínio da comilança sobre nós?

O primeiro ponto é crucial para conseguir dar um chega pra lá e deixar de associar a comida a momentos alegres, deprimentes, festas e reuniões. Sim! Em todas estas ocasiões haverá comida, mas como não ir com a predisposição para comer se tudo o que aprendeu foi isso?

37

Tenho que te dizer, nenhuma, absolutamente nenhuma dieta se perpetuará em mudança definitiva se não mudarmos o que pensamos sobre alimentação.

Talvez você não tenha consciência, mas sempre há um pensamento que precede o ato de comer. Vamos dizer que você veja um pacote aberto de bolacha recheada. Se você pensar… “Eu quero mesmo comer uma”; pegar só uma não vai fazer diferença se não reagir a esse pensamento, você irá adiante e comerá a bolacha. Por outro lado, se você pensar “Eu realmente quero comer uma bolacha, mas não devo porque não faz parte da minha dieta; eu tenho que evitar comer entre as refeições”, então, você não vai comer a bolacha. Os pensamentos que fazem você agir de maneira disfuncional são pensamentos sabotadores. Os pensamentos que conduzem você a agir de forma mais produtiva são pensamentos funcionais.

Pensamentos sabotadores tornam a dieta mais difícil em vários aspectos, pois incentivam você a comer, além destes, você pode ter pensamentos de permissão, que autorizam você a racionalizar aquilo que come, ex: – Eu sei que não devo comer isso, mas tudo bem porque…

… “ tive um dia dificil”

“é uma comemoração”

… “irá tudo para o lixo”

E por aí vai.

Após comer, ou dar “aquela escapada”, estes pensamentos sabotadores minam sua confiança em prosseguir e adeus a mais uma dieta!

Por isso, antes de começar uma nova dieta, verifique se o que precisa realmente mudar não é a sua relação com você mesma e com a sua alimentação!

Ter clareza de seus pensamentos, sentimentos e consequentemente atitudes pode ser a chave que falta para você conseguir de uma vez por todas alcançar o peso ideal.

Abraços!

Talita Simões

Psicóloga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s