VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE RODA DA VIDA?

Será que, assim como eu, você é/era daquelas pessoas que nunca havia ouvido falar em roda da vida? E que não imaginava nem um pouco o tamanho da importância que essa coisinha tem para o equilíbrio de todas as áreas de nossas vidas? Então, agora é o momento de conhecer! Vou mostrar pra vocês um instrumento usado por psicólogos que em determinada época da minha vida me ajudou muito a reestabelecer o equilíbrio, para assim, ser mais feliz. Se ainda não entendeu, fica calmo, eu vou explicar…

A roda da vida é um tipo de gráfico que nos permite enxergar claramente o quanto estamos dedicando de nosso tempo em cada área dela. E o quanto também estamos satisfeitos com cada uma. E para saber isso é preciso que nós preenchamos cada área de nossa vida de acordo com o tamanho de nossa dedicação e satisfação a ela, e não vale mentir hein! rs. Com a roda da vida é possível, por exemplo, ver se estamos exagerando muito na dedicação em nosso trabalho e ver também se está satisfeito com o que escolheu, pois o ser humano não nasceu só para trabalhar não e muito menos para ficar eternamente em um trabalho que não o satisfaz.

Nós seres humanos precisamos estar atentos a todas as áreas das nossas vidas e elas incluem, além do trabalho, o lazer, os amigos, a alimentação, a vida espiritual e por aí vai… Às vezes não percebemos e acabamos por focar nossa vida 100% no trabalho e isso a longo prazo faz um mal danado. Ficamos com a mente cansada, o corpo nem responde mais e aí as consequências podem ser desastrosas. Então, nada mais inteligente do que se dedicar mais em outras áreas antes de adoecer. Além disso, as vezes por estabilidade financeira, ficamos em um trabalho ao qual nem estamos satisfeitos e a roda da vida nos faz refletir se vale a pena jogar a nossa saúde e bem estar fora apenas para ter boas condições financeiras. O melhor mesmo é conseguir unir os dois, não é mesmo?

Aqui vou colocar uma foto da roda da vida e você pode começar HOJE a preenchê-la, indicando o quanto está se dedicando em cada área e o quão satisfeito está em cada uma delas. E a partir disso, começar a fazer as modificações. Fácil não vai ser porque mudanças equivalem à renúncias, mas os resultados podem ser maravilhosos. Por exemplo, se estou me dedicando em uma escala de 0 a 10, 8 no trabalho, por que não pesquisar algo hoje para incluir em minha área de lazer? Ooou, se estou com uma nota 4 de satisfação no trabalho, por que não começar hoje a pesquisar e se planejar para a mudança que tanto sonho em minha vida profissional? E assim por diante. Bora lá?

roda-da-vida-x2

Texto da nossa amiga Carol Gucci://carolineguccione.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s